15/09/2008
Referências contrárias à experimentação animal
:: VIDEOGRAFIA :: BIBLIOGRAFIA :: ARTIGOS NA INTERNET :: SITES ::
:: VIDEOGRAFIA ::
Não Matarás - os animais e os homens nos bastidores da ciência (65 min - Instituto Nina Rosa (http://www.institutoninarosa.org.br/naomataras)
Sinopse - Quando você toma um remédio, sabe como ele foi criado? Quando você passa batom, sabe realmente o que está colocando em seus lábios? Lanolina, queratina, ácidos graxos... de onde vêm as substâncias que deixam seus cabelos macios e sua roupa ainda mais branca? A cada dia, o consumidor tem produtos novos à sua disposição nas prateleiras do supermercado. O apelo ao consumo é cada vez maior e os lançamentos sempre vendem uma nova fórmula mágica. Mas o que acontece para que esses produtos tenham seu consumo permitido? Por trás dos rótulos atraentes e das promessas de efeito miraculosos está o sofrimento de milhões de animais que serviram como cobaias dos testes. Os resultados - cada dia mais contestados - são extrapolados para humanos, e sua eficácia está sendo cada vez mais questionada. Eles são seguros? Até quando casos como o da talidomida continuarão a acontecer? Os testes que põe em risco a sua saúde e ceifam a vida de milhões de animais são justificáveis? Este é o tema principal do documentário "Não Matarás - os animais e os homens nos bastidores da ciência", um olhar abrangente sobre o sistema que mata mais do que salva. O uso de animais no ensino, o medo dos estudantes em expressar sua rejeição a esses métodos cruéis, a continuidade de um pensamento acadêmico já ultrapassado. Filósofos, cientistas e ativistas revelam o que é mantido em segredo.
Disponível no Youtube: http://br.youtube.com/watch?v=wvyEbQa0-E0&feature=PlayList&p=1C96C0202EDB3CB8&index=0&playnext=1
:: BIBLIOGRAFIA ::
Ética e Experimentação Animal - fundamentos abolicionistas (352 páginas - ISBN 9788532803931 - Editora da UFSC - Edufsc - http://www.edufsc.com.br/)
Neste livro, a filósofa Sônia T. Felipe reconstitui os argumentos contrários à experimentação em animais vivos, formulados a partir de quatro perspectivas morais distintas e influentes: das tradições religiosas antigas, da filosofia moderna e contemporânea, da própria ciência, e da tradição jurídica.
Vozes do Silêncio – Cultura Científica: ideologia e alienação no discurso sobre vivissecção (192 páginas - ISBN 9788589967020 - Instituto Nina Rosa - http://www.institutoninarosa.org.br)
O autor João Epifânio Regis Lima, professor de Filosofia da Ciência e Estética na Universidade Metodista de São Paulo, investiga as causas do silêncio, da naturalidade e da postura acrítica do meio acadêmico diante de uma prática violenta como a vivissecção. Para isso, parte de depoimentos de profissionais e estudantes envolvidos com a experimentação animal e da análise dos componentes ideológicos e culturais que cercam tal prática. O silêncio é o problema; o material a palavra. Uma reflexão acerca do uso de animais em experimentos científicos.
Alternativas ao Uso de Animais Vivos na Educação – por uma ciência responsável (176 páginas - ISBN 8589967018 - Instituto Nina Rosa - http://www.institutoninarosa.org.br)
Este livro de autoria do biólogo Sérgio Greif trata da humanização do ensino da área da saúde através da substituição do uso de animais vivos (vivissecção) na educação por métodos alternativos - modelos, vídeos, softwares - que demonstram ser tão ou mais eficazes do que o uso tradicional de animais em laboratório. Vem também colaborar com a tão almejada humanização curricular, visto que o uso de animais vivos pode levar os estudantes da área da saúde, a uma dessensibilização, transponível aos pacientes.
Citando o conceito do MD em Psiquiatria Dr. Neal D. Barnard, "O estudante que se recusa a participar de atividade que parece ser ou é cruel aos animais, deve ser encorajado, e não desestimulado. Compaixão é muito mais difícil de se ensinar do que anatomia".
Vítimas da Ciência - Limites éticos da experimentação animal (80 páginas - ISBN 85-85681-32-2 - Editora Mantiqueira - http://www.editoramantiqueira.com.br)
A bióloga Tamara Bauab Levai expõe a cruel realidade dos laboratórios de pesquisa científica que realizam experimntações em animais. em 79 páginas a autora fornece dados da prática ao redor do mundo, esclarece quais são as leis existentes no Brasil e choca pela clareza com descreve o sofrimento desses animais.
Amigo Animal (160 páginas - ISBN 8576620049 - Editora Letras Contemporâneas - http://www.letrascontemporaneas.com.br)
A bióloga e professora Paula Brügger no livro Amigo Animal com muita propriedade aborda três dos aspectos mais controvertidos e nevrálgicos em que se trava a relação entre seres humanos e animais: o primeiro é a relação com os animais urbanos, o segundo, com os animais criados para servirem de alimento e, o terceiro, com os animais utilizados pela ciência em experimentos científicos. Nesse sentido, ela questiona, por exemplo, a validade da vivissecção, considerada uma fraude científica em virtude dos resultados pífios que tem apresentado ao longo dos anos e da contraparte terrível em termos de sofrimento e dor para os animais.
:: ARTIGOS NA INTERNET ::
VIVISSECÇÃO: UM NEGÓCIO INDISPENSÁVEL AOS "INTERESSES" DA CIÊNCIA"?
A filósofa Sônia T. Felipe aponta interesses que se escondem por trás das práticas vivisseccionistas.
http://www.sentiens.net/top/PA_TRI_soniafelipe_06D_top.html
ÉTICA E PRÊMIO NOBEL POR "NOCAUTE" DE GENES DE CAMUNDONGOS: A ILUSÃO DO BENEFÍCIO HUMANO COM EXTERNALIDADE PARA O ANIMAL
A concessão do Prêmio Nobel de medicina para cientistas que desenvolveram tecnologia para a manipulação genética de ratos é o tema do artigo da filósofa Sônia T. Felipe.
http://www.sentiens.net/top/PA_TRI_soniafelipe_05_top.html
O DIREITO À ESCUSA DE CONSCIÊNCIA NA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL
Tese de autoria do promotor de justiça Laerte Fernando Levai sobre o direito à escusa de consciência, apresentada e aprovada no 10º Congresso de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo, na cidade de Campos do Jordão/SP.
http://www.sentiens.net/top/PA_ACD_laertelevai_0016_top.html
ANIMAIS X CIENTIFICISMO
Os interesses envolvidos na experimentação animal e a resistência dos cientistas à não utilização de animais são tratados pelo promotor de justiça Laerte Fernando Levai, o biólogo Thales Tréz e a presidente da ONG Fala Bicho, Sheila Moura.
http://www.sentiens.net/top/PA_TRI_laertelevai_05_top.html
EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL: HISTÓRICO, IMPLICAÇÕES ÉTICAS E CARACTERIZAÇÃO COMO CRIME AMBIENTAL
Os aspectos históricos, científicos, éticos e legais da experimentação animal são o foco deste ensaio do promotor de justiça Laerte Fernando Levai e da advogada Vânia Rall Daró, em que abordam também os métodos substitutivos e como seria possível uma reconciliação entre ciência e ética.
http://www.sentiens.net/top/PA_ENS_laertelevai_04_top.html
NECESSIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL?
O biólogo Sérgio Greif escreve sobre as inconsistências do discurso vivisseccionista e o papel da experimentação animal.
http://www.sentiens.net/top/PA_TRI_sergiogreif_06B_top.html
MODELO ANIMAL
O biólogo Sérgio Greif critica o uso de animais como modelos experimentais e a extrapolação dos resultados de testes para seres humanos.
http://www.sentiens.net/top/PA_TRI_sergiogreif_14_top.html
:: SITES ::
Interniche - http://www.internichebrasil.org
A InterNICHE objetiva uma educação com enfoque ético e de alta qualidade nas ciências biológicas, medicina humana e veterinária. Promovem a substituição dos experimentos em animais através do trabalho com professores na introdução de alternativas, e com estudantes no apoio à liberdade de consciência.
Frente Brasileira pela Abolição da Vivissecção - http://www.geocities.com/Petsburgh/8205
Organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover a abolição total da experimentação animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário